Foto da materia do caso de sucesso rosto.

Janes

Cuiabá, MT

  • peso inicial: 100,0kg
  • peso atual: 76,3kg
  • emagreceu: 23,7kg*
emagreça você também
> Entenda como funciona

*Os resultados do emagrecimento podem variar de pessoa para pessoa.

Foto da materia do caso de sucesso corpointeiro.

"Hoje me sinto muito melhor ao me ver no espelho"

Veja o que Janes fez para emagrecer 23,7 Kg

Janes Roberto da Costa não gostava de ser conhecido como o garoto gordinho da turma na escola onde estudava, em Cuiabá. Mesmo assim, não conseguia resistir aos calóricos salgados e refrigerantes da cantina do colégio. "Quando chegava em casa, então, atacava pacotes inteiros de bolacha e outros doces e, como grande parte dos pré-adolescentes, ignorava saladas e frutas", relembra.

antes

1 de 3

  • Foto da materia do caso de sucesso antes.
  • Foto da materia do caso de sucesso antes.
  • Foto da materia do caso de sucesso antes.

Embora fosse tímido, o garoto de 12 anos sempre teve sua panela de amigos e nunca foi de dar muita importância aos comentários dos colegas e, muito menos, a seu peso. Sua mãe, entretanto, mostrava-se constantemente preocupada com a saúde do filho e foi buscar ajuda médica. "Ela me levou a um endocrinologista e iniciei uma dieta associada a um medicamento para ajudar no processo de emagrecimento", conta.

Nessa época, Janes passou a fazer exercícios na escola, aprendeu a diversificar sua alimentação, incluiu frutas e verduras no prato, reduziu o consumo de carboidratos e conseguiu emagrecer alguns bons quilos.

depois

1 de 2

  • Foto da materia do caso de sucesso depois.
  • Foto da materia do caso de sucesso depois.
"Hoje me sinto muito melhor ao me ver no espelho"

Com o passar dos anos, Janes acabou se rendendo a uma vida sedentária somada a uma alimentação desequilibrada. "Eu vivia na correria e não tinha horários fixos para comer", justifica. Pouco a pouco os quilos extras foram voltando até o ponteiro da balança indicar 90 kg.

Janes até tentou reverter a situação fazendo um controle mais rígido sobre o que comia. Ele investiu em dietas da moda, como a popular dieta dos carboidratos, mas os quilos perdidos sempre voltavam.

A situação se agravou quando Janes atingiu a marca dos 100 kg quando tinha apenas 28 de idade. Decidiu, então, consultar novamente um endocrinologista. Desta vez, porém, os resultados dos exames mostraram algo além da evidente necessidade de perder peso. Janes sofria de esteatose hepática, acúmulo de gordura nas células do fígado, um quadro que poderia levar a uma hepatite e, se a inflamação não fosse tratada, poderia chegar a uma cirrose.

Na mesma semana em que Janes recebeu o diagnóstico, uma mensagem na caixa de entrada de seu e-mail trazia uma proposta que mudaria sua vida. Enviada por sua namorada, ela falava sobre o programa de reeducação alimentar Dieta e Saúde. O nome soava familiar, mas o que chamou sua atenção mesmo foi o vídeo que trazia o depoimento de um caso de sucesso do programa. "A história do Marcos Dellagiustina me deixou interessado, pois se aquela pessoa tinha conseguido perder tantos quilos com a mudança de hábitos, eu também conseguiria. Decidi começar a minha dieta", conta.

Segundo Janes, a adaptação ao contador de pontos e outras ferramentas foi fácil. Uma das poucas dificuldades que enfrentou foi ter que sair com os amigos e resistir às guloseimas de festinhas, restaurantes e lanchonetes. "Quando combinava de ir a uma churrascaria, por exemplo, pesquisava sobre as calorias de cada tipo de carne para saber quais evitar e quais consumir", conta. A tática mais do que funcionava porque assim Janes não extrapolava seus pontos diários.

Os resultados não demoraram a aparecer e, após as primeiras semanas no programa, Janes constatou a perda de mais de três kg. Embora soubesse que no começo o emagrecimento seria mais evidente, ele ficou ainda mais motivado para seguir firme na dieta. Em seis meses ele perdeu quase 24 kg!

Para Janes, a ferramenta mais útil do Dieta e Saúde foi o contador de pontos. Segundo ele, usar os pontos ao invés de calorias tornou o gerenciamento da dieta mais prático. "Pelo contador é possível saber não só a quantidade correta do consumo de cada item, como também adicionar alimentos que não estão cadastrados na base de dados do programa, além de montar uma lista de favoritos que facilita a conta das refeições", diz.

Além disso, a análise nutricional do que foi ingerido se tornou um recurso extremamente valioso para ele, já que indicava a quantidade de gorduras, proteínas e carboidratos consumidos durante o dia.

O contador de exercícios também facilitou o processo de emagrecimento de Janes. Cadastrando cada atividade física que fazia ao longo do dia era possível acumular pontos extras que poderiam ser usados para beliscar um petisco a mais que normalmente não caberia na dieta. "Poder contabilizar os pontos adicionais ganhos com a prática de exercícios, criou a possibilidade de me manter em dieta mesmo quando me deparava com refeições mais calóricas no fim de semana".

As experiências ou 'aventuras', como Janes gosta de chamar, como a do rodízio de carnes, foram contadas em seu blog na comunidade do Dieta e Saúde. Por meio dessa ferramenta, ele conseguiu compartilhar informações e manter-se sempre motivado, principalmente quando os posts rendiam vários comentários. "Também, houve ocasiões em que solicitei ajuda à equipe do Dieta e Saúde por e-mail ou chat e tive minhas dúvidas solucionadas de forma rápida e eficaz.".

Além da perda de peso, a maior recompensa de Janes por seguir o plano de emagrecimento foi resolver seu temido problema de saúde. "Antes de participar do Dieta e Saúde, a circunferência da minha cintura era de 115 cm, aproximadamente, e após perder mais de 23 quilos, reduzi essa circunferência em 23 centímetros", conta. Assim, o problema de acúmulo de gordura no fígado foi resolvido.

Outra mudança drástica se deu em relação ao guarda-roupa de Janes. "Antes dava preferência a modelos grandes, já que as roupas menores ficavam apertadas e marcavam meu corpo. Comprar roupas deixou de ser um desafio", diz orgulhoso. As calças passaram do tamanho 48 e 50 para 42 e 44. As camisetas diminuíram do GG para o M. Para ele, poder escolher peças de roupa porque gosta e não porque servem contribuiu e muito para a melhora da sua autoestima.

'Hoje me sinto muito melhor ao me ver no espelho ou ao ouvir comentários de amigos sobre a minha aparência", conclui. Tornar-se alvo de elogios e cumprimentos, além de virar exemplo de superação para novos usuários do Dieta e Saúde mudou não só a maneira como as pessoas encaram Janes, mas também como ele enxerga a si próprio. "Isso é gratificante, motivador, e nos faz sentir melhor com nós mesmos", diz.

PESO INICIAL: 100 KG
PESO ATUAL: 76,3 KG
EMAGRECEU: 23,7 KG

Emagreça você também